quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vacinação alargada a todos os doentes crónicos na próxima semana

Posted on 13:21 by oncare

A ministra da Saúde indicou, esta quarta-feira, que na próxima semana terá início a vacinação contra a gripe A do grupo B, que abrange todos os doentes crónicos, incluindo as crianças.

«Tem havido um aumento progressivo da adesão dos profissionais de saúde à sua própria vacinação e estamos neste momento a alargar a todas as grávidas do segundo e terceiro trimestre, mesmo sem patologia de risco, e às doenças crónicas e, a partir de segunda-feira, entraremos no grupo B», disse Ana Jorge, em conferência de imprensa.
«O grupo a seguir são as crianças sem patologias, primeiro até aos cinco anos, depois abrangendo progressivamente até aos 12 anos e depois o resto em função da disponibilidade das vacinas», acrescentou.
Depois disso, especificou, as pessoas serão chamadas a vacinarem-se «à medida que houver disponibilidade de vacinas».
Os destinatários do grupo B (pessoas com doenças crónicas como diabetes, problemas cardiovasculares, asma, insuficência renal e profissionais de saúde em contacto directo com doentes, entre outros) serão cerca de um milhão e os restantes estão integrados no grupo C (crianças com idade inferior a 12 ou cinco anos dependendo da disponibilidade da vacina, obesos, estudantes de medicina e enfermagem, etc.).
Relativamente à primeira fase de vacinação - que começou a 26 de Outubro e abrangeu grávidas de risco com patologias associadas, profissionais de saúde e outros profissionais considerados imprescindíveis na sua função -, Ana Jorge considerou a adesão «relativamente boa dos grupos de profissionais» abrangidos.
Na ocasião, a titular da pasta da Saúde escusou-se a indicar o número de vacinas já administradas, assegurando que «está ainda a ser controlado».

No Response to "Vacinação alargada a todos os doentes crónicos na próxima semana"