domingo, 8 de março de 2009
Avaliação do uso de colírio no paciente portador de glaucoma
Posted on 19:18 by oncare
Resumo
LISBOA, Renato Dichetti dos Reis; PICOSSE, Fabíola Rosa; MELLO, Paulo Augusto de Arruda e PARANHOS JUNIOR, Augusto. Avaliação do uso de colírio no paciente portador de glaucoma. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2007, vol. 66, no. 5, pp. 327-331. ISSN 0034-7280.
OBJETIVO: Identificação das principais variáveis que interferem na qualidade de instilação correta de colírio antiglaucomatoso.
MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal em 40 pacientes glaucomatosos sob tratamento clínico com uso de colírio, aplicando-se um questionário e realizando-se observações quanto à instilação. Foram investigadas as seguintes variáveis: sexo; escolaridade; idade; condições sócioeconômicas; lavagem das mãos; número de gotas por aplicação; alteração motora; pessoa que aplica o colírio; local da aplicação; contato do frasco com as pálpebras, a conjuntiva e a córnea; instrução pregressa; posição de aplicação; ardor, dor ou irritação ocular após a aplicação e acuidade visual. A partir do questionário e das observações, as variáveis citadas foram correlacionadas com a qualidade de instilação. O modelo de análise foi a regressão logística binária.
RESULTADOS: Dentre todas as variáveis em questão, apenas a pessoa que aplica o colírio e a sensação de ardor, dor ou irritação ocular mostraram-se estatisticamente significativas para uma adequada instilação de colírio.
CONCLUSÃO: A presença de um acompanhante e o ardor à instilação do colírio influenciaram significativamente na qualidade de instilação do mesmo.
Palavras-chave : Glaucoma [quimioterapia]; Uso de medicamentos; Instilação de medicamentos.
· resumo em inglês · texto em português · pdf em português
Assinar:
Postar comentários (Atom)
No Response to "Avaliação do uso de colírio no paciente portador de glaucoma"
Postar um comentário