sábado, 30 de agosto de 2008

ATITUDES FACE AO TABAGISMO: HÁBITOS TABÁGICOS E O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Posted on 19:19 by oncare


ATITUDES FACE AO TABAGISMO: HÁBITOS TABÁGICOS E O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Esmeralda Barreira*1, Francisco Sampaio Gomes2, & Luís Miguel Cunha3
1Instituto Português de Oncologia, E.P.E. – Clínica do Pulmão;
Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto
2Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto
3Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto


RESUMO:
O presente estudo investiga as atitudes de utentes em ambulatório, estudante s finalistas (enfermagem e medicina) e profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) face aos hábitos tabágicos e ao papel dos profissionais de saúde. Foi administrado um questionário a 360 sujeitos (120 estudantes finalistas, 120 profissiona is de saúde e 120 utentes). O questionário foi administrado em instituições de ensino e em unidades hospitalares dos distritos do Porto e de Braga. Dos sujeitos avaliados 19% eram fumadores. Os resultados apontaram para as seguintes conclusões:os profissionais de saúde e os fumadores valorizam a exemplaridade médica mais do
que os utentes, estudantes e os não fumadores; os fumadores têm atitudes mais permissi vas em relação ao tabagismo que os não fumadores.
Palavras chave: Exemplaridade, Hábitos tabágicos, Permissividade, Profissionais de saúde.

ATTITUDES TOWARDS SMOKING:SMOKING HABITS AND THE ROLE OF HEALTH PROFESSIONALS

ABSTRACT:
In the present work, we studied the attitudes of ambulatory patients, last year nursing and medical students and health professionals (physicians and nurses)relative to smoking habits and the role of health professionals. A adapted questionnaire was applied to 360 individuals (120 students, 120 health professionals and 120 patients), in health care units in the Porto and Braga districts. The results revealed a high number of smokers (19%), representing 15% of the women and 27% of men.
Health professionals and smokers were found to value best the medical exemplarity than patients, students and non-smokers. Smokers showed more permissive attitudes relative to smoking than non-smokers.
Key words: Exemplarity, Health professionals, Permissivity, Smoking habits.


ver mais/see more




O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.

No Response to "ATITUDES FACE AO TABAGISMO: HÁBITOS TABÁGICOS E O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE"