quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Emergencia e catastrofes

Posted on 21:26 by oncare

Noticia

  • O Governo aprovou na generalidade um plano de assistência para catástrofes ou calamidades públicas, com aplicação desde o início do ano, que prevê uma conta de emergência sem tecto definido. (ver)
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Preparação para emergências

Ninguém gosta de pensar em emergências, mas convém estar sempre preparado. Utilize este capítulo como um guia para se preparar para as emergências.



Preparação para ememergências médicas


Se o seu filho tiver uma emergência médica, telefone para o 911 ou dirija-se imediatamente ao serviço de urgência (pronto-socorro) do hospital mais próximo.

Uma emergência médica é um problema médico que resulta de um ferimento, uma doença física ou uma doença mental. As emergências médicas são súbitas, graves e requerem tratamento imediato.

É possível a ocorrência de uma emergência médica quando o seu filho:

  • Perder a consciência (desmaiar)
  • convulsões ou ataques
  • falta de ar intensa ou fora do normal ou tiver dificuldade para respirar
  • muito ou de um modo fora do normal
  • hemorragias fortes ou súbitas
  • uma dor ou pressão súbita, forte ou fora do normal
  • Tiver sofrido uma queda grave, acidente de automóvel ou pancada na cabeça
  • fazer mal a si próprio ou aos demais

No serviço de urgência (pronto-socorro) do hospital

Informe-se sobre as condições do plano de saúde do seu filho para consultas em serviços de urgência hospitalar (pronto-socorro) antes da ocorrência de alguma situação de emergência. Para maiores informações, leia o manual de benefícios do plano de saúde ou telefone para o serviço de atendimento aos membros do plano.

Não se esqueça de telefonar e informar o coordenador de cuidados primários (PCP) do seu filho sobre a situação de emergência. Peça aos funcionários do serviço de urgência (pronto-socorro) para enviarem uma cópia do registo (ficha) da consulta ao PCP do seu filho.


Emergency Information Form for Children with Special Needs (Formulário de informações de emergência para crianças com necessidades especiais)

O seguinte formulário fornece aos coordenadores de serviços de emergência as informações necessárias para prestarem ao seu filho a assistência adequada. Peça ao coordenador de cuidados primários (PCP) do seu filho para preencher e assinar este formulário. Entregue uma cópia deste formulário a quem prestar assistência ao seu filho em caso de emergência.

É muito importante actualizar o formulário após a ocorrência das situações seguintes:

  • Mudanças importantes no estado de saúde ou diagnóstico do seu filho
  • Intervenções cirúrgicas importantes
  • Mudanças importantes nos medicamentos ou doses
  • Mudança de coordenadores de cuidados primários

Depois de actualizar o formulário, deverá entregar cópias actualizadas aos serviços de emergência médica (EMS) e aos coordenadores de cuidados primários do seu filho e pessoas que tomam conta do seu filho.

Sugestões sobre locais que devem ter uma cópia deste formulário:

  • centro de saúde: na ficha do seu filho, existente para cada coordenador de cuidados de saúde, incluindo os médicos especialistas.
  • casa: na residência da criança, num local de fácil localização, por exemplo, sobre o frigorífico (geladeira).
  • carro: no porta-luvas do carro do pai e da mãe/tutor.
  • trabalho: no local de trabalho do pai e da mãe.
  • Mala ou bolsa/carteira: na mala/bolsa ou carteira do pai e da mãe.
  • escola: na ficha da criança na escola, por exemplo, no gabinete de primeiros socorros.
  • bagagem da criança: na bagagem da criança durante viagens.
  • em caso de emergência: na residência casa da pessoa indicada no formulário como contacto em caso de emergência.
  • Serviço de emergência médica (EMS) da sua área de residência: entregar nos serviços de ambulâncias e nas urgências (pronto-socorro) do hospital. Guardar mais cópias em local acessível para entregar ao pessoal do serviço de emergência durante situação de emergência.



Emergency Information Form for Children With Special Needs

Date form       completed Revised       Initials    
By Whom       Revised       Initials    

Name:       Birth date:       Nickname:      
Home Address:       Home/Work Phone:      
Parent/Guardian:       Emergency Contact Names & Relationship:      
Signature/Consent*:            
Primary Language:       Phone Number(s):      
Physicians:
Primary care physician:       Emergency Phone:      
      Fax:      
Current Specialty physician:       Emergency Phone:      
Specialty:       Fax:      
Current Specialty physician:       Emergency Phone:      
Specialty:       Fax:      
Anticipated Primary ED:       Pharmacy:      
Anticipated Tertiary Care Center:      

Diagnoses/Past Procedures/Physical Exam:

Physical findings:      
                
    
Vital signs:                 
          
Synopsis:  
     

Neurological status:      
           

*Consent for release of this form to health care providers

Diagnoses/Past Procedures/Physical Exam continued:
Medications:
Significant baseline ancillary findings (lab, x-ray, ECG):
/Appliances/Advanced Technology Devices:
     
           

Management Data:
Allergies: Medications/Foods to be avoided and why:

           
Procedures to be avoided and why:
           

Immunizations (mm/yy)
Dates Dates
DPT                              
Hep B                              
OPV                              
Varicella                              
MMR                              
TB status                              
HIB                               Other                              
Antibiotic prophylaxis:      
Indication:      
Medication and dose:      

Common Presenting Problems/Findings With Specific Suggested Managements
Problem Suggested Diagnostic Studies Treatment Considerations
                 
                 
                 

Comments on child, family, or other specific medical issues:      
     
     
Physician/Provider Signature:       Print Name:      
Plano de reacção a emergências


Fale com o coordenador de cuidados primários (PCP) do seu filho sobre o que fazer em caso de emergência.

Crie um Plano de reacção a emergências juntamente com o coordenador de cuidados primários da criança, os médicos especialistas, a escola e os coordenadores de cuidados em casa. Leve consigo este plano quando for consultar-se com o seu filho no serviço de urgência (pronto-socorro) de um hospital e entregue-o ao pessoal do EMS.


O plano pode conter:


Informações médicas sobre o seu filho

O(s) nome(s), assinatura(s) e contactos do coordenador de cuidados primários do seu filho e de outros coordenadores de cuidados de saúde relevantes
Os locais para onde o seu filho deve ser levado em caso de emergência
O tratamento que deve ser dispensado ao seu filho em determinadas situações (incluindo instruções específicas e sugestões para o pessoal do serviço de urgência/pronto-socorro).


Antes de uma emergência, entregue uma cópia do Plano de reacção a emergências e do Emergency Information Form for Children with Special Needs (Formulário de informações de emergência para crianças com necessidades especiais) ao pessoal dos EMS da sua área de residência. Guarde mais cópias do plano em local facilmente acessível para serem entregues aos coordenadores de cuidados de emergência durante uma situação de emergência. Actualize o formulário quando necessário.


Preparação para emergências em casa


Mantenha o pessoal dos EMS informados sobre o estado do seu filho, por exemplo: serviço de ambulâncias, bombeiros, polícia e empresas de serviços públicos. Assim, em caso de emergência, o pessoal dos EMS saberá quais as necessidades especiais do seu filho. Contacte-os antes de acontecer uma situação de emergência.



Contacto com os EMS da sua área de residência

· Para saber o nome do director dos EMS ou do serviço de ambulâncias, telefone para:
  • quartel de bombeiros da sua área de residência
  • a esquadra (polícia) da sua área de residência
  • a câmara municipal (prefeitura) da sua área de residência


Pergunte que tipo de serviço de emergência está disponível (suporte de vida básico ou avançado).


O suporte de vida básico é prestado por um especialista técnico de emergência médica (EMT), cujo tratamento inclui:

  • Avaliação do estado do indivíduo
  • Prestação de primeiros socorros
  • Administração de oxigénio via narinas
  • Reanimação das funções cardíaca e pulmonar, conhecida como reanimação cardiopulmonar de emergência (CPR), que inclui a utilização de um desfibrilador automático externo (AED)
  • Transporte para o hospital

O suporte de vida avançado é prestado por um especialista técnico de emergência médica de nível intermédio e por um paramédico (sob a orientação de um médico) e oferece um tratamento mais completo que o suporte de vida básico, incluindo:

  • Introdução de acesso intravenoso (IV) Administração intravenosa de líquidos
  • Utilização de desfibriladores manuais para aplicação de choques eléctricos de reanimação em caso de paragem (parada) cardíaca
  • Aplicação de técnicas e equipamento avançados para desobstrução das vias respiratórias em doentes com dificuldades respiratórias
  • Administração de medicamentos por via oral ou IV
  • Leitura de equipamento de monitorização cardíaca, por exemplo, electrocardiogramas (ECG)
  • Aplicação de tubos respiratórios (entubação endotraqueal)

  • Pergunte aos EMS se o pessoal possui formação pediátrica ou equipamento para realizar alguns dos procedimentos de que o seu filho possa necessitar.
  • Telefone para o centro regional de serviços de emergência médica da sua área de residência e pergunte se existem outras formas de resposta às necessidades do seu filho em caso de emergência (consulte na secção Health Care (Cuidados de Saúde) da Family TIES Resource Directory a lista de Centros EMS Regionais).
  • Preencha o Emergency Information Form for Chidlren with Special Needs (Formulário de informações de emergência para crianças com necessidades especiais). Faça cópias para o pessoal dos EMS.
  • Discuta o Plano de reacção a emergências do seu filho com o pessoal dos EMS. O plano pode ajudar o pessoal dos EMS quanto aos tipos de procedimentos médicos de que a criança pode necessitar em caso de emergência.
  • Entre em contacto com o pessoal dos EMS pelo menos uma vez por ano. Actualize o Formulário de informações de emergência da criança quando necessário e envie-lhes uma cópia.


Contacto com a polícia e os bombeiros


Telefone para a polícia e os bombeiros da sua área de residência e dê informações sobre as necessidades de cuidados especiais do seu filho. Por exemplo, diga-lhes onde fica o quarto do seu filho. Descreva os tipos de equipamento de suporte de vida que a criança utiliza. Informe-os sobre se o seu filho fala ou não e se consegue andar.



Contacto com empresas de serviços públicos

Telefone para a empresa de electricidade, no caso de o seu filho utilizar equipamento específico cujo funcionamento dependa da electricidade (por exemplo, respirador, vaporizador, bomba de alimentação, monitor de apneia ou medicamento refrigerado). Em caso de falha de electricidade, o seu nome pode ser colocado numa lista de consumidores prioritários para o restabelecimento da electricidade com a maior brevidade possível.

Informe-se nos bombeiros da sua área de residência sobre a instalação de geradores portáteis. Se o seu filho utilizar equipamento eléctrico, pode precisar de um destes geradores. Ou pode telefonar também para o fornecedor de equipamento médico durável (DME) do seu filho ou para os serviços sociais do hospital da sua área de residência para obter informações sobre a instalação de um gerador portátil.



Contacto com os responsáveis pelas obras públicas e a empresa de telefones

Telefone para o gabinete de Obras Públicas da sua área de residência e para o serviço local da empresa de telefones. Informe-os sobre as necessidades especiais do seu filho.

Solicite ao gabinete de Obras Públicas para colocar a sua rua numa lista prioritária para limpeza de neve. Isso pode garantir um acesso mais rápido da ambulância em caso de emergência.

Solicite à empresa de telefones para colocar o seu nome numa lista prioritária. Assim, pode garantir que a sua linha possa ser sempre utilizada. Assim, poderá sempre telefonar para pedir ajuda em caso de emergência.




Preparação para emergências em caso de catástrofe



As catástrofes podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e, muitas vezes, sem aviso prévio. No Inverno, uma tempestade pode isolar a sua família em casa durante dias. Um incêndio, uma inundação, um furacão ou outra catástrofe pode interromper os serviços de água, electricidade e telefone. Pode ainda ter que abandonar a sua casa.

Esteja preparado para as emergências em caso de catástrofe, antes que elas aconteçam. Prepare uma caixa de emergência em caso de catástrofe para o seu filho e a sua família. Guarde a caixa em local de fácil acesso:

  • Água suficiente para 3 dias para cada familiar
  • Alimentos suficientes para 3 dias para cada familiar
  • Caixa de primeiros socorros
  • Medicamentos essenciais - de receita médica e de compra livre
  • Equipamento e material especial para o seu filho com necessidades especiais
  • Gerador, no caso de o seu filho depender de máquinas eléctricas
  • Produtos sanitários (de asseio e higiene pessoal)
  • Lanterna com baterias (pilhas) de reserva
  • Rádio com baterias (pilhas) de reserva
  • Telemóvel (telefone celular) com bateria de reserva
  • Dinheiro em notas
  • Vestuário e roupa de cama de reserva
  • Documentos importantes
  • Uma cópia do Emergency Information Form for Children with Special Needs (Formulário de informações de emergência para crianças com necessidades especiais)
  • Lista dos números de telefone mais importantes
  • Outros utensílios e materiais



FONTE: www.fema.gov

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