sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Prisões vão ter cuidados diários de enfermagem

Posted on 21:55 by oncare

A partir da Primavera todas as prisões do país vão ter serviço diário de enfermagem e acompanhamento médico pelo menos três dias por semana, «um passo de gigante», revelou, esta sexta-feira, o subdirector-geral dos Serviços Prisionais, José Ricardo Nunes.



Em Leiria, onde assistiu à assinatura de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e os estabelecimentos prisionais do concelho, Ricardo Nunes sublinhou o esforço que está a ser feito para melhorar o acompanhamento médico em meio prisional.



«Vai haver alguma melhoria a partir da Primavera, uma vez que temos um concurso internacional de prestação de cuidados de saúde que vai permitir ter diariamente, em todos os estabelecimentos prisionais, serviços de enfermagem - o que é fundamental ao nível do acompanhamento e da toma de medicamentação - e todos os estabelecimentos vão ter médicos pelo menos três vezes por semana. É um passo de gigante», disse.



O subdirector-geral dos Serviços Prisionais, o objectivo é «criar condições para que no futuro haja uma mais fácil transição e convergência com o Serviço Nacional de Saúde».
«Estamos a arrumar a casa e está a ser preparado um manual de procedimentos na área da saúde que foca todas as matérias que são relevantes na intervenção clínica, com a especificidade própria do sistema prisional», sublinhou.



O acordo assinado hoje entre o IDT e as prisões do concelho de Leiria vai abranger os 106 reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria e os 268 detidos no Estabelecimento Prisional de Leiria, e ainda os técnicos e guardas daquelas estruturas.



O programa prevê a intervenção no sentido da redução de riscos de consumo e dos comportamentos de risco associados, aumentar o número de beneficiários do tratamento/acompanhamento e contribuir para um maior conhecimento sobre as substâncias psico-activas por parte dos grupos-alvo

No Response to "Prisões vão ter cuidados diários de enfermagem"