terça-feira, 10 de março de 2009

Jornadas de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia Mães-meninas Projecto da ULS de Matosinhos visa reduzir os riscos da maternidade precoce.

Posted on 23:54 by oncare



A gravidez na adolescência e os cuidados de saúde diferenciados estiveram em destaque nas Jornadas de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia, que decorreram na sexta-feira e no sábado, no Hospital Pedro Hispano.


A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, recorde-se, está a desenvolver um novo projecto assistencial de apoio às mães adolescentes e seus filhos com o objectivo de reduzir os riscos da maternidade precoce.


Este projecto envolve uma equipa de profissionais de várias áreas: pediatras, neonatologistas, obstetras, médicos de família, assistente social e psicólogo, tendo por base uma equipa alargada de enfermagem especializada.Além de acompanhar as jovens durante a gravidez, esta equipa presta cuidados aos seus bebés até aos dois anos de vida.


Até este momento, 65 adolescentes já beneficiaram deste acompanhamento específico. “A criança sob o olhar de quem cuida. Consensos, evidências e controvérsias” foi o tema destas jornadas de enfermagem que contaram com a participação de enfermeiros de diferentes pontos do país e de outras instituições, de médicos, educadores, professores, alunos e de outros técnicos de saúde que se dedicam a esta área da Saúde.


Ao longo dos dois dias, foram abordados outros temas como “O trabalho multidisciplinar em Pediatria”, “Ensinar para Cuidar”, “Gerir para Cuidar”. Houve ainda a realização de workshops sobre aleitamento materno, massagem terapêutica e transporte da criança.


in MatosinhosHoje

No Response to "Jornadas de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia Mães-meninas Projecto da ULS de Matosinhos visa reduzir os riscos da maternidade precoce."