segunda-feira, 16 de março de 2009

Pneumonia estafilocócica adquirida na comunidade

Posted on 20:49 by oncare

José Wellington Alves dos SantosI; Douglas Zaione NascimentoII; Vinicius André GuerraII; Vanessa da Silva RigoII; Gustavo Trindade MichelIII; Tiago Chagas DalcinII
IChefe do Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS) Brasil IIAcadêmico de Medicina. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS) Brasil IIIProfessor de Pneumologia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS) Brasil





RESUMO


OBJETIVO: A pneumonia estafilocócica geralmente apresenta uma elevada taxa de morbidade e mortalidade. Normalmente ocorre em infecções por influenza (via aerógena) ou durante episódios de bacteremia (via hematogênica).



MÉTODOS: Um estudo retrospectivo e descritivo foi realizado com os pacientes que foram admitidos em nosso hospital entre janeiro de 1992 e dezembro de 2003 com diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade causada por Staphylococcus aureus. Todos eles eram maiores de 14 anos e não usuários de drogas endovenosas.



RESULTADOS: De um total de 332 casos de pneumonia adquirida na comunidade, foram encontrados 24 pacientes (7,3%) com pneumonia estafilocócica. A idade mínima e máxima eram de, respectivamente, 14 anos e 89 anos. Quinze pacientes eram homens e nove eram mulheres. Doze pacientes preenchiam critérios para pneumonia grave. O radiograma de tórax evidenciou consolidação unilateral em 14 casos, bilateral em 10, derrame pleural em 15, rápida progressão radiológica das lesões pulmonares em 14, presença de cavitação em 6 e pneumotórax em 1 paciente. A maioria dos pacientes apresentou co-morbidades e diabetes mellitus foi a mais freqüente. Doze pacientes apresentaram complicações como empiema e choque séptico. Houve quatro óbitos, o que representou 16,6% da amostra.



CONCLUSÕES: A apresentação clínica da pneumonia causada por S. aureus é similar à apresentação das pneumonias originadas por outros agentes etiológicos. Os achados radiológicos, os dados epidemiológicos e os fatores de risco fornecem importantes indícios para o diagnóstico. Estes fatores são importantes para uma suspeição clínica, já que o S. aureus normalmente não é incluído nos tratamentos empíricos.



Descritores: Pneumonia estafilocócica; Infecções estafilocócicas; Infecções comunitárias adquiridas.

mais

No Response to "Pneumonia estafilocócica adquirida na comunidade"