sábado, 7 de junho de 2008

Andropausa

Posted on 19:05 by oncare


A produção da hormona testosterona costuma diminuir, de forma discreta, quando os homens ultrapassam os 50 anos. Isto é fisiológico e natural. Depois dos 40 anos, a testosterona começa a diminuir cerca de 1% ao ano, entretanto, quando essa queda é mais acentuada, o fenómeno tem o nome de Andropausa e alguns homens podem apresentar problemas.
Portanto, a Andropausa seria o resultado das disfunções sexuais e os problemas físicos provocados pela diminuição do nível de testosterona que atinge homens com mais de 50 anos.


O “climatérico masculino”, ou Andropausa, foi descrito pela primeira vez em 1939, onde se caracterizou como o declínio da testosterona plasmática em homens acima de 50 anos. A partir dos anos sessenta, inúmeros trabalhos científicos confirmaram estas descobertas e identificaram uma redução da perfusão sanguínea (fluxo) nos testículos, com redução significativa da síntese de testosterona.


A Andropausa é a versão masculina da menopausa na mulher e, neste período do envelhecimento, o homem é marcado por mudanças fisiológicas e psicológicas. No homem os sintomas instalam-se lenta e progressivamente, diferentemente da menopausa na mulher.


Sintomas da Andropausa:

Ø Aumento da proporção de gordura corporal
Ø Diminuição da massa muscular
Ø
Tendência à anemia
Ø Tendência à osteoporose
Ø Perda de interesse sexual
Ø Dificuldade de erecção
Ø
Dificuldade de concentração
Ø Problemas de memória
Ø
Apatia e depressão
Ø Queda de pêlos
Ø
Aumento de peso
Ø Irritabilidade
Ø
Insónia

A Testosterona, a Hormona Masculina


As hormonas masculinas são produzidas, na sua maior parte, nos testículos e pequena porção nas glândulas supra-renais. A regulação da produção dessas hormonas depende da integridade do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, um sistema que integra o hipotálamo no cérebro, a glândula hipófise, também no cérebro e as gónadas.


A produção de testosterona pode ainda ser alterada por várias condições clínicas, tais como uso de alguns medicamentos, obesidade, doenças hepáticas, doenças renais e doenças de algumas glândulas, principalmente da tiróide, diabetes, por doenças coronárias, depressão e até pelo tabagismo.


A testosterona, está associada às mudanças na composição corporal do homem, como a distribuição de pêlos na face, tórax e na região púbica, aumento da massa muscular e funções sexuais. Existem grandes variações individuais na produção hormonal e variações com a idade. No sangue, a testosterona está circulando geralmente ligada às proteínas (globulinas).


Na adolescência a testosterona é responsável pelas características sexuais, como o desenvolvimento do pénis, o aumento dos pelos, as mudanças da voz e o aumento da massa muscular. Com a diminuição ou falta da testosterona surgem os sintomas da Andropausa.


Além da diminuição do desejo sexual também sofre diminuição a disposição mental e disposição para o trabalho. O deficit de Testosterona no cérebro leva também a constantes episódios depressivos, dando a sensação de que a vitalidade se reduz a cada dia que passa.


A influência da Testosterona faz-se sentir em muitos órgãos e funções do organismo.


Reposição Hormonal Masculina


Os estudos sobre o Tratamento de Reposição Hormonal para a mulheres menopáusicas ou pré-menopáusicas tem sido estudado há mais tempo que seu correspondente masculino. Esse privilégio deveu-se, sobretudo, a forma clássica e abrupta com que os sintomas da menopausa se apresentam.


Essas alterações, que na mulher culmina com a Menopausa, a qual pode ter início por volta dos 45 anos de idade. Já no homem, a Andropausa apresenta sintomas mais vagos e variados, desde a perda do tónus muscular, sintomas depressivos e desinteresse sexual. Esses sintomas ocorrem mais tardiamente, em relação às mulheres. Ela começa a surgir por volta dos 50-55 anos. Felizmente, com os avanços da Medicina e a descoberta da Terapia de Reposição Hormonal Masculina é, ao menos, possível retardar essa evolução incómoda.


A Andropausa, ao contrário da Menopausa, não traz o fim da fertilidade para o homem, apenas uma redução dela devido à menor produção de espermatozóides, mas também tem sintomas incómodos, apesar de mais subtis que os da mulher.
Tanto para os homens que ainda já apresentam os sintomas quanto para aqueles que desejam fazer a prevenção da Andropausa, existe a Terapia de Reposição Hormonal Masculina. Esta tem sido mais segura com a forma de aplicação transdérmica, através de gel, cremes ou adesivos cutâneos.


Além da a Terapia de Reposição Hormonal é necessário fazer uma suplementação de vitaminas, sais minerais e oligoelementos, para melhorar a actividade mental, de antioxidantes e aminoácidos que ajudarão a liberar neurotransmissores cerebrais, melhorando o interesse sexual e o prazer em geral pela vida.


Através da Terapia de Reposição Hormonal Masculina os níveis hormonais podem ser restabelecidos, melhorando a irritabilidade, a depressão e proporcionando a vontade de ser novamente produtivo. O homem que faz o tratamento volta a ter mais energia, força física e mental e vida sexual mais satisfatória.


As contra indicações para Terapia Hormonal Masculina seriam a suspeita ou caso confirmado de cancro da próstata ou de mama, níveis de testosterona normais e insuficiência hepática.

No Response to "Andropausa"