quinta-feira, 5 de junho de 2008

Uma medida para proteger Enfermagem

Posted on 20:38 by oncare


A profissao de Enfermagem debate-se com uma realidade a que nao podemos fugir a perda de competencias para outras profissoes.Concordam? Reparem nestes ultimos 15 anos surgiram uma serie de profissoes que adoptaram competencias que sao de enfermagem. Vejamos exemplo, ja citado em outros topicos, o da Gerontologia, reabilitacao psicomotora, saude publica, etc...
Creio que uma das solucoes apontadas para a resolucao deste flagelo, problema, será a criacao o mais rapido possivel das chamadas "Especialidades de Enfermagem", e porque nao? Na minha, opiniao as especialidades deveriam abranger todas aquelas que a Medicina abrange. Concorda?
Vejamos o seguinte, a nossa profissao é extraordinaria porque engloba a saude na sua totalidade,e isso deixa-nos "vulneraveis" as outras profissoes... e porque? Porque se especializam numa determinada área.
Assim sendo, e a titulo de exemplo, a criacao de uma especialidade de Gerontologia reconhecida pela O.E e Ministerio da Saude, iria minimizar e impedir que as nossas competencias se percam.
E porque nao? Enfermagem especializada em emergencia pré-hospitalar e cuidados criticos? Evitariamos por exemplo, a criacao de T.A.E ou Paramédicos!
Seja como for, esta e outras medidas devem ser tomada imediatamente, para a proteccao da profissao mais fantastica que existe...

Davide Carvalho

No Response to "Uma medida para proteger Enfermagem"