sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tensao arterial no Antebraco

Posted on 23:55 by oncare

Estudos recentes demonstraram que existe uma diferença entre a pressão arterial avaliada com um manguito automatizado sobre o antebraço versus o braço.

Na minha opiniao, considero que vai haver uma diferenca de pressão entre o antebraço e o braço. Em geral, a pressão arterial que se obtem a partir do antebraço será mais elevada do que a pressão arterial avaliada a partir do braço.
Um estudo realizado por Schell, et al. mostrou diferenças adicionais que podem afectar os valores de pressão arterial no antebraço; o mais importante sera a posicao da cama em Fowler. As maiores diferenças entre os valores antebraço e do braço, foi notada quando a cabeceira da cama foi elevada a 30 graus. Além disso, os clientes com uma grande massa corporal e os clientes com farmacos vasoativos foram os que, mais probabilidades tiveram de ter grandes diferenças de valores de T.A entre o antebraço e o braço.

A principal questao será que o antebraço é o melhor local para avaliar a pressão arterial. Compreendo que a pressão do antebraço é provavelmente superior ao que seria avaliada a partir do braço. Tendo em atencao o seguinte, e imaginando que, tinhamos um cliente que apresentava uma T.A.S de 90 mm Hg no antebraco, poderiamos estar a cometer um erro diagnostico (isolado), de considerar um estado de choque, consiederando que a T.A.S no braco e maior. Este tipo de erros aumenta se, posicao da cabeceira da cama > 30 graus, elevado indice de massa corporal, e administracao de drogas vasoactivas.

Schell, K, et al. (2008). Journal of Critical Care 17 (3): 282-3.

No Response to "Tensao arterial no Antebraco"