terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FARO: mais utentes com médico de família

Posted on 20:43 by oncare

30-12-2008 14:55:00

Mais 3.400 utentes do concelho de Faro vão passar a dispor de médico de família com a nova Unidade de Saúde Familiar inaugurada hoje.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF), que vai abranger um total de 13.700 utentes, disponibilizará 28 novas salas de consulta nas instalações do Centro de Saúde de Faro, e é a sexta a entrar em funcionamento no Algarve e a segunda na capital da região.
A equipa final será constituída por nove médicos, nove enfermeiros e sete administrativos, que atenderão os utentes entre as 08h00 e as 20h00, embora a abertura oficial esteja marcada para 02 de Janeiro.
Segundo a coordenadora da uidade, Helena Boavida, uma das apostas da nova estrutura é promover acções de educação em grupo, dirigidas a grupos específicos, como diabéticos ou pessoas com excesso de peso.
Na cerimónia de inauguração da USF Farol esteve presente o coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Luís Pisco, que afirmou que com esta unidade e as restantes três que abrirão entre hoje e quarta-feira haverá 160 no país.
"Tínhamos estabelecido para este ano a abertura de 150 unidades e conseguimos ultrapassar esse número", afirmou, acrescentando que para o ano a meta "ambiciosa" é de 250 novas Unidades de Saúde Familiares.
Por seu turno, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Rui Lourenço, considerou Faro um exemplo no que respeita aos cuidados de proximidade, já que num ano e meio foi possível atribuir médico de família a cerca de seis mil utentes.
Segundo aquele responsável, a abertura da USF permitirá contribuir para diminuir a pressão sobre o Hospital de Faro, já que muitos utentes recorrem desnecessariamente às urgências daquela unidade hospitalar.
A USF Farol é a sexta no Algarve e a segunda na capital algarvia, que no Verão deverá ter três unidades do género, devendo a terceira iniciar obras em Janeiro, depois de já ter sido aprovada pela unidade de missão.
Antes, tinham aberto a USF Âncora, em Olhão, em Outubro de 2006, a USF Al-Gharb, também em Faro, um ano depois, a USF Balsa em Tavira, em Dezembro de 2007, a USF Mirante, em Olhão, em Maio de 2008 e a de Monchique, em Julho de 2008.
Até final do primeiro semestre de 2009 está prevista a abertura de mais duas USF, em Faro - a USF Ria Formosa -, e em Vila Real de Santo António/Castro Marim, a USF Guadiana.

No Response to "FARO: mais utentes com médico de família"