terça-feira, 30 de dezembro de 2008

TEORIA DOS VÍNCULOS PROFISSIONAIS: UM NOVO MODO DE GESTÃO EM ENFERMAGEM

Posted on 20:44 by oncare

Maira Buss Thofehrn2, Maria Tereza Leopardi3
1 Este estudo é parte da tese de doutorado “Teoria dos vínculos profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem”, defendida em fevereiro de 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC.
2 Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEN) da UFPel.
3 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Membro do Núcleo de estudos sobre trabalho, saúde e cidadania (PRÁXIS) da UFSC.




RESUMO:


Os estudos sobre administração e gestão em enfermagem, especialmente quanto à dimensão
da subjetividade no trabalho, nos instigaram a construir um Modelo para os recursos humanos, para a formação de equipes. Utilizamos uma metodologia qualitativa, com abordagem construtivista. Para teorizar foram utilizados três autores da dinâmica grupal. O conjunto desses estudiosos, da abordagem construtivista e da dinâmica grupal, formaram a matriz teórica do estudo. Visando atender a confiabilidade na pesquisa, foi adotada a triangulação na obtenção dos dados, com a utilização de três técnicas: entrevista semi-estruturada, observação simples e grupo focal. A análise dos dados ocorreu durante todo o processo de coleta e a síntese da análise resultou num conjunto de conceitos sistematizados. Assim, os dados nos levaram para além do Modelo, surgindo a Teoria dos Vínculos Profissionais, que corresponde a um novo modo de gestão para o trabalho em equipe na enfermagem.



MAIS

No Response to "TEORIA DOS VÍNCULOS PROFISSIONAIS: UM NOVO MODO DE GESTÃO EM ENFERMAGEM"