terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Hospital de Penafiel forma 300 mil enfermeiros de Timor

Posted on 01:47 by oncare



Hospital de Penafiel forma enfermeiros de Timor 300 mil timorenses aprendem cuidados de saúde com o Padre Américo
Cerca de 300 mil pessoas de Baucau, província de Timor, aprenderão alguns dos cuidados de higiene e de saúde mais básicos - como a importância de lavar as mãos ou a forma de combater infecções - com conteúdos informativos utilizados no canal interno de televisão implantado no Hospital Padre Américo, em Penafiel.




Esta colaboração, acreditam os responsáveis de Penafiel e Timor, contribuirá para prevenir doenças como a malária, a tuberculose e infecções orais.
D. Basílio Nascimento, Bispo de Baucau, assinou no fim da semana passada um protocolo com a administração deste centro hospitalar, que prevê também a construção de uma clínica em Timor, a formação de enfermeiros timorenses em Penafiel e o envio de equipamento hospitalar para o mais recente país do mundo.
Vídeos serão mostrados em igrejas e escolas
A caminho de Roma, onde vai tratar de assuntos relacionados com a Igreja timorense, D. Basílio Nascimento realizou uma paragem de alguns dias em Portugal para tratar de problemas de saúde, mas também para dar mais um passo num projecto iniciado há alguns meses atrás.
Projecto esse que visa um relacionamento estreito entre a Diocese de Baucau e o Hospital Padre Américo, concretizado, de imediato, através da cedência de vídeos informativos, em português, mas também legendados e traduzidos para tétum, que a unidade de saúde do Vale do Sousa utiliza no seu canal interno de televisão, criado em 2006.
“Hoje em dia esta coisa dos vídeos, mesmo em países de terceiro mundo como o nosso, já é banalizada. Sem dúvida nenhuma que se vai difundir a informação em língua portuguesa e, na medida do possível, vai-se traduzir para o tétum, para ver se isto pode chegar a gente que não perceba nada de português”, explica, ao VERDADEIRO OLHAR, D. Basílio Nascimento.
Segundo o Bispo de Baucau, a informação será divulgada à população aproveitando a rede de igrejas e escolas controlada pela Igreja.
Criação de clínica em estudo
O acordo celebrado entre a Diocese e o Hospital prevê, igualmente, a formação de enfermeiros timorenses em Penafiel. “Temos carências a todos os níveis. Somos um país há nove anos e antes disso não havia preocupação com a saúde, sobretudo numa dimensão de país. Hoje em dia, cada uma das principais zonas de Timor já tem o seu hospital. O principal problema é a falta de profissionais de saúde”, justifica o clérigo.
Em cima da mesa está, ainda, a possibilidade de constituição de uma clínica, a implantar em Baucau, mas que dará apoio médico a vários distritos, onde habitam cerca de 300 mil pessoas. “Estamos a estudar a hipótese de alguns equipamentos que deixem de ser utilizados no nosso hospital e que se destinem a abate, mas que ainda estejam em condições de ser utilizados num nível sanitário adequado a Timor, poderem ser disponibilizados e encaminhados para Baucau”, confirma o presidente do Hospital Padre Américo, José Alberto Marques.

in verdadeiroolhar.pt

No Response to "Hospital de Penafiel forma 300 mil enfermeiros de Timor"