quinta-feira, 30 de abril de 2009

Hospital privado dá lugar a Unidade de Cuidados Continuados e lar de luxo

Posted on 23:12 by oncare

A Casa de Saúde particular que a Santa Casa da Misericórdia de Chaves ia construir na zona da Fonte do Leite em parceria com investidores privados vai, afinal, dar lugar a uma Unidade de Cuidados Continuados e uma residência para idosos de “classe média-alta”. A abertura dos dois serviços está prevista para Outubro.

O edifício que a Santa Casa da Misericórdia de Chaves estava a construir na zona da Fonte do Leite para a criação de um hospital particular, numa parceria com várias empresas privadas, vai ter outra funcionalidade. O rés-do-chão vai agora dar lugar a uma Unidade de Cuidados Continuados, comparticipada pelo Governo, e os dois pisos superiores, a uma residência para idosos de “classe média-alta”, um investimento de uma sociedade entre a Misericórdia e as mesmas empresas privadas, a Flavicórdia.



O novo projecto foi anunciado na passada terça-feira.
O provedor da Santa Casa, Nuno Rodrigues, referiu que o projecto do hospital “ficou no papel por várias vicissitudes”, que, no entanto, não esclareceu. Em relação à Unidade de Cuidados Continuados, um local para onde são encaminhados os doentes que já não precisam dos cuidados prestados num hospital, mas que também não estão ainda em condições de ir para casa, garantiu que a mesma estará pronta em Outubro e que terá uma comparticipação do Estado na ordem dos 750 mil euros. “Chaves carecia desta unidade. Agora, os que necessitam deste tipo de cuidados são obrigados a ir para Sabrosa, Murça, Vila Real ou Ribeira de Pena”, revelou Nuno Rodrigues, lembrando que, por isso, recebem apenas “visitas uma vez por outra dos familiares”.



A capacidade da Unidade será de 30 camas, 15 destinadas a internamentos de média duração e outras tantas para os de longa duração.



O resort sénior, explicou o vice-provedor da Misericórdia, Hernani Teixeira, será uma unidade de “qualidade superior”. “Não lhe quero chamar de luxo”, precisou Hernani Teixeira, garantindo que o equipamento ficará pronto em Outubro e que o mesmo será gerido pela Flavicórdia, uma sociedade constituída por vários empresários locais, entre as quais a empresa de construção à qual o próprio está ligado.



A residência sénior terá capacidade para 58 utentes. Além de cuidados médicos e enfermagem permanentes, os utentes poderão usufruir de fisioterapia, hidromassagem, entre outros serviços, como biblioteca. Hernani Teixeira realçou ainda o facto de todos os quartos estarem voltados para dois enormes terraços.
O presidente da Câmara de Chaves, presente na cerimónia, comprometeu-se concluir os acessos ao local, “pelo menos do nó da auto-estrada até à Capela de São João”, na data prevista de abertura. O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, realçou, por sua vez, a importância das parcerias público-privadas.



Por: Margarida Luzio in Semanário Transmontano

No Response to "Hospital privado dá lugar a Unidade de Cuidados Continuados e lar de luxo"