terça-feira, 14 de abril de 2009

Miranda do Corvo com apoio domiciliário a doentes mentais

Posted on 18:47 by oncare

A Associação para o Desenvolvimento da Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo oferece às pessoas com doenças mentais um Serviço Comunitário de apoio gratuito ao domicílio.A iniciativa, criada no âmbito do projecto


«= = Mente», aposta na inclusão de pessoas com doença mental, ajudando-as a adaptar-se aos serviços existentes, assim como permite colmatar a falta de resposta ao nível de cuidados de proximidade desta comunidade.Para que possam aderir a esta iniciativa os interessados, profissionais de saúde, técnicos da área social, familiares e amigos necessitam de entrar em contacto com a Equipa de Saúde Mental Comunitária.




De acordo com uma nota da instituição, a iniciativa apresenta-se «como um recurso importante na reabilitação psicossocial, permitindo que as pessoas permaneçam na comunidade ao invés de estarem confinadas aos espaços hospitalares».




A Equipa de Saúde Mental Comunitária é constituída por uma psicóloga e um enfermeiro, que intervêm em Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.


A equipa conta com a colaboração da Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, actuando em articulação com centros de saúde e outras instituições.




Além do Serviço Comunitário, a ADFP desenvolveu ainda um Fórum Sócio-Ocupacional e uma Unidade de Vida Apoiada de assistência a doentes psiquiátricos.


A associação tem prevista a construção de uma nova estrutura residencial de apoio a doentes psiquiátricos em Miranda do Corvo, que terá capacidade para 30 pessoas. A construção aguarda apenas o parecer da Administração Regional de Saúde do Centro




.O projecto «= = Mente» resultará também de uma parceria com o serviço de pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico para apoio de crianças e pais a fim de prevenir episódios de hiperactividade e problemas de aprendizagem.



DOWNLOAD - ALGUNS CONSELHOS SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER


I Simpósio Lusófono de Doença de Alzheimer

A Escola de Saúde da Universidade Lusófona do Porto vai organizar o “I Simpósio Lusófono de Doença de Alzheimer” no dia 22 de Abril.

São objectivos deste evento actualizar os conhecimentos sobre a doença de Alzheimer através da intervenção de especialistas, de áreas das demências, que comunicarão as suas experiências e últimos dados sobre a realidade da doença.
O evento pretende, também, encontrar novas formas de actuação para que se consiga melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus cuidadores.
A Delegação Norte vai estar presente neste Encontro com a participação do Eng.º António Proença, Presidente da Delegação, da Dra. Alexandra Cardoso, Psicóloga Clínica e do Dr. João Leite, Terapeuta Ocupacional.
Informações:
Dra. Fabíola Costa - Universidade Lusófona do PortoTel: 93 555 09 14 Email: fcostamoutinho@ulp.pt
Dra. Sandra VinagreDepartamento de Ciências da SaúdeTel: 21 751 577 Fax: 21 751 5579 / 98

No Response to "Miranda do Corvo com apoio domiciliário a doentes mentais"