quinta-feira, 30 de abril de 2009

IPO terá maior serviço ibérico

Posted on 01:01 by oncare

O Instituto Português de Oncologia do Porto vai ter o maior serviço de radioterapia externa da Península Ibérica. A primeira pedra da obra, que representa um investimento de 27 milhões de euros, foi lançada ontem pela ministra da Saúde.


Ana Jorge e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, vão inaugurar também a Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e o serviço de Onco-Hematologia do IPO que garante o atendimento urgente a todas as leucemias agudas da Região Norte.


A Clínica da Pele é um espaço criado de raiz que reúne especialidades como a dermatologia, cirurgia plástica, ortopedia, oncologia cirúrgica, oncologia médica, radioterapia, psicooncologia, medicina física, serviço social, nutrição e enfermagem, entre outras. Começa a funcionar hoje.


O Serviço de Onco-Hematologia já existia, mas sofreu uma remodelação profunda nas instalações de internamento e conta agora com 20 camas. O renovado serviço dispõe também de condições de isolamento, controle bacteriológico, conforto e privacidade para os doentes, garantindo a assistência urgente a doentes com leucemia aguda.


A próxima obra é o referido Serviço de Radioterapia Externa - cuja primeira pedra é lançada hoje - que, além de ser o maior serviço da Península Ibérica, poderá receber o estatuto de Centro Ibérico de Formação nas áreas tecnológicas do tratamento do cancro.
As iniciativas surgem no âmbito dos 35 anos do IPO do Porto. A par das inaugurações e cerimónia de lançamento da primeira pedra, será também apresentada ao público a nova imagem institucional do IPO. O antigo caranguejo dá lugar a uma imagem, em tons de azul e verde, que espelha o lado humano, representado no interior do logótipo por um símbolo que se assemelha à forma de um coração. "Uma imagem mais moderna e actual que assenta em valores mais positivos e optimistas e que assinala uma nova etapa nesta instituição", revela o IPO.

Fonte: JN

No Response to "IPO terá maior serviço ibérico"