sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jornadas de enfermagem de Viseu regressam em formato de congresso

Posted on 21:25 by oncare

"Novos olhares, novas necessidades" é o tema do I Congresso de Saúde, organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), dias 22 e 23, na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico (IPV).



O primeiro congresso, que vem ocupar o lugar das jornadas de enfermagem, organizadas há 21 anos, permite debater e analisar um conjunto de temáticas, algumas delas, muito caras ao sector da saúde. Bruno Videira da organização diz a base do encontro é a mesma, ou seja, "não se quis quebrar as jornadas em termos científicos apenas o certificado enquanto congresso tem mais peso" para os participantes.



O primeiro painel do congresso, dia 22 às 10h00 vai abordar as "terapias complementares" com destaque para o problema da dor. Às 14h00 tem início o segundo painel sobre "luto infanto-juvenil", seguindo-se um terceiro painel sobre "ser enfermeiro: início da actividade profissional. Que políticas?", com intervenções da Ordem dos Enfermeiros, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da ESSV.



O dia 23 está reservado para mais dois temas de grande actualidade na sociedade portuguesa. Às 9h00 o painel é sobre o tema "Os profissionais de saúde e a abordagem à vítima de violência doméstica". Segue-se às 14h00 o debate sobre "competências de enfermagem: a família e o doente oncológico", com intervenções de enfermeiros, psicólogos, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, mas também de testemunhos de doentes e familiares.



Workshops.


O I Congresso de Saúde vai integrar cinco workshops. "Queremos que sejam essencialmente encontros práticos onde possamos todos aprender", adianta Bruno Videira da Organização.



Dia 22 haverá ateliers de Yoga do Riso, às 10h00 e de Dinâmicas de Grupo, às 14h30 e às 15h30. Para o dia 23 estão reservados workshops de Tratamento de Feridas, às 10h00 e de Hipnose, às 14h00.



A noite do congresso. O encontro de enfermagem tem ainda preparado um programa cultural para os dois dias.


Na quarta-feira haverá uma noite de fado e na quinta uma noite de karaoke no complexo City.Come, em Viseu.




I Congreso de Saúde e XXI Jornadas de Enfermagem - Folheto de Inscrição
I Congresso de Saude e XXI Jornadas de Enfermagem - Cartaz

No Response to "Jornadas de enfermagem de Viseu regressam em formato de congresso"