quinta-feira, 14 de maio de 2009

Enfermeiro de Família

Posted on 00:00 by oncare

Uma jovem inglesa enfrentou a oposição da família e teve sérias dificuldades em os convencer que cuidar de doentes era uma missão importante e meritória, digna de qualquer pessoa. Florence Nightingale, com o seu trabalho nos hospitais de campanha da guerra da Crimeia (1853-1856), demonstrou que cuidar bem requeria atitudes, técnicas e decisões próprias. Evidenciou que cuidar era também uma profissão.



Nasce a Enfermagem.
A partir dessa altura, a Enfermagem foi-se afirmando ao longo dos tempos, ganhou credibilidade e respeito e hoje é indispensável em qualquer sistema de saúde moderno e eficiente. Em muitos trabalhos e estudos internacionais a Enfermagem distingue-se como uma das profissões a que se atribui um crescente papel de modernização dos cuidados de saúde, em total sintonia com a própria evolução científica da profissão clínica.


Face a uma complexidade crescente dos problemas relacionados com a saúde, os enfermeiros são considerados elementos fundamentais nas estratégias e reformas a implementar. É irrefutável que promover o desenvolvimento científico e clínico da Enfermagem traz evidentes benefícios para todos.
Ontem assinalou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. O CDS-PP sempre tem pautado a sua actuação política pela dignificação da carreira e pela atribuição de novas competências para o profissional. Exemplo disso é a Resolução n.º 4/2008/A, nascida de proposta do CDS-PP, que recomenda ao Governo que promova e implemente medidas concretas para melhorar os cuidados de saúde promovendo e incentivando novas saídas profissionais para jovens licenciados em enfermagem.



Entretanto, em Abril de 2008, numa intervenção no Parlamento Açoriano anunciei que o CDS-PP iria propor a criação do Enfermeiro de Família no âmbito do Serviço Regional de Saúde. Esta intenção contou, desde logo, com a concordância do então Secretário Regional dos Assuntos Sociais. Tal proposta faz parte do Programa Eleitoral do CDS-PP. Logo após a tomada de posse para a nova Legislatura, em Novembro passado, reunimos com a Ordem dos Enfermeiros nos Açores que se congratulou com a iniciativa. Mas reunimos também com outros representantes da classe. Até agora não tivemos qualquer recepção contrária a tal desiderato. Por isso, estamos em condições de, a muito breve trecho, apresentarmos a proposta legislativa.



O Enfermeiro de Família já existe em alguns países com resultados muito positivos e benefícios para as populações. É responsável por um conjunto de famílias, sendo sua função “contribuir de maneira útil nas actividades de promoção da saúde e prevenção da doença, para além das suas funções de tratamento”; “ajudar os indivíduos e famílias a adaptarem-se à doença e à incapacidade crónica e empregar uma grande parte do seu tempo junto dos doentes e famílias, no domicílio destes, nomeadamente, em períodos de crise”; “deverão fazer aconselhamento sobre os modos de vida e factores de risco, bem como ajudar as famílias em questões ligadas à Saúde”; “detectar precocemente os problemas para favorecer a tomada de consciência sobre os problemas de saúde familiar”; “contribuir para o encurtamento das hospitalizações ao prestarem cuidados de enfermagem às pessoas, nos seus domicílios”; desenvolver o papel de ligação entre a família e o médico, assumindo a responsabilidade, quando as necessidades identificadas reclamem expressamente cuidados de enfermagem”.



Este projecto transversal à Sociedade Açoriana é, com certeza, um pequeno custo para o Serviço Regional de Saúde, mas um grande ganho para a saúde dos Açorianos.

No Response to "Enfermeiro de Família"