terça-feira, 5 de maio de 2009

“Spin-off” da Universidade do Minho estreia produtos técnicos na AJUTEC

Posted on 00:04 by oncare

A WeAdapt – Inclusive Design and Engineering Solutions, empresa incubada na Universidade do Minho que desenvolve e comercializa produtos inclusivos “on-line” (em www.weadapt.eu), é uma das muitas presenças de relevância da AJUTEC - 12.ª Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência, na EXPONOR da próxima quinta-feira (dia 7) até domingo (dia 10). [Todos os pormenores em www.ajutec.exponor.pt]



No evento, que acontece simultaneamente ao SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR (também direccionado para o público em geral), à NORMÉDICA – 11.ª Feira da Saúde (vocacionada para profissionais) e ao EXPODENTIS – 2.º Salão Internacional de Equipamento, Produtos e Serviços Dentários (dirigido exclusivamente a agentes do sector), a “spin-off” minhota irá lançar a sua nova colecção de vestuário Primavera/Verão 2009 dirigida a pessoas com necessidades especiais motoras, designadamente as que se deslocam em cadeira de rodas.



As peças apresentam moldes especialmente adaptados às necessidades específicas desta população, sobretudo em termos ergonómicos e antropométricos, acabamentos especiais que permitem facilitar a tarefa de vestir/despir, contribuindo assim para uma maior autonomia do utilizador. As peças possuem ainda acabamentos funcionais ao nível do tratamento dos tecidos, que permitem atribuir propriedades químicas. Estes acabamentos, inovadores, terão sempre em vista o conforto, a funcionalidade e a estética. As peças pretendem também responder a necessidades de reabilitação.



“BodyMe”



Durante a AJUTEC 2009, a WeAdapt fará ainda a apresentação dos produtos “BodyMe”, dispositivos de reconstituição física que permitem equilibrar volumes corporais, criando um equilíbrio da imagem do utilizador e uma maior adequação às colecções pronto-a-vestir.



Existe ainda a possibilidade de, no certame da EXPONOR, serem apresentadas as primeiras propostas de vestuário desportivo, resultantes da parceria que a WeAdapt têm com a empresa Lacatoni. Os visitantes terão ainda a possibilidade de desenvolver produtos à sua medida (Made-to-Measure) em qualquer modelo da colecção, bem como saber como podem receber em casa as suas encomendas sem qualquer custo de entrega.



Um VCIntegrator que recupera taxas moderadoras por telemóvel…



O Serviço de Bioestatística e Informática Médica (SBIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), por sua vez, aproveitará a NORMÉDICA para rampa de lançamento da última versão do VCIntegrator – um sistema que se baseia nas premissas de um registo clínico virtual centrado no paciente e que permite, de forma automatizada, a integração de informação médica relevante proveniente de diversos sistemas de informação previamente existentes na unidade de saúde.



O VCIntegrator disponibiliza a todos os profissionais de saúde (através da Intranet hospitalar) um acesso centralizado ao historial clínico dos pacientes, bem como aos seus relatórios mais recentes à medida que são produzidos. «Esta ferramenta informática permite um elevado grau de disponibilidade de informação, providenciando aos profissionais de saúde a informação necessária no momento em que é solicitada, promovendo assim uma melhoria na qualidade da prestação de cuidados de saúde», explicou fonte oficial do SBIM à organização da 11.ª Feira da Saúde.



De uso flexível e intuitivo, a aplicação compreende um sistema para envio de SMS (mensagens de telemóvel) a utentes, como forma de notificação do agendamento das suas consultas. «O VCSms permite reduzir a abstenção dos utentes nas consultas, aumentado a produtividade e a eficiência do serviço de consultas externas de um hospital», garante o SBIM, explicando que a solução permite a possibilidade de resposta por parte do destinatário do SMS, como forma de desmarcar a consulta, por exemplo. O VCSms usa actualmente a plataforma de um operador de telecomunicações, mas, assevera o Serviço de Bioestatística e Informática Médica, pode vir a integrar outras operadoras.



Outras das possibilidades do VCIntegrator é dirigida à recuperação automatizada de taxas moderadoras. «Através de um processamento específico, com geração e cálculo de referências, o VCTaxas permite o envio de uma carta aos utentes devedores, informando-os do respectivo montante e possibilitando assim que a regularização possa ser efectuada por pagamento Multibanco, através dos serviços dos CTT, dos postos Payshop ou directamente no Hospital», explica o SBIM.



Rastreios clínicos, massagens, “tai-chi”, “workshops”…
Por entre congressos, “workshops”e seminários na promoção de uma condição de vida mais saudável, os visitantes do SALÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR poderão – paralelamente à mostra propriamente dita - participar em cerimónias do chá, fazer tai-chi (exercício semelhante a uma dança, mas baseado em movimentos lentos), ioga (inclusive para bebés), origami (arte japonesa de dobragem de papel), ikebana (arte floral japonesa), receber massagens terapêuticas diversificadas e candidatar-se a múltiplos rastreios e exames clínicos.

No Response to "“Spin-off” da Universidade do Minho estreia produtos técnicos na AJUTEC"