sábado, 16 de maio de 2009

Mais alunos a cometer excessos com o álcool

Posted on 18:18 by oncare

Tenda "Gata da Saúde" recebeu grande número de emergências

PEDRO ANTUNES PEREIRA in JN
Noites de concertos do Enterro da Gata continuam a ser marcadas pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas. Uma tenda do curso de Medicina instalada no recinto assistiu, em média, 60 alunos por noite.


O Enterro da Gata termina hoje com um arraial minhoto, em Viana do Castelo. Abandonado o recinto junto ao Estádio Municipal surgem os primeiros balanços. Um deles refere o aumento do número de alunos que recorreram aos serviços de saúde instalados no local.



No gatódromo, designação do local onde se realiza o Enterro da Gata, aumentou o número de alunos que recebem apoio na tenda "gata na saúde". A organização fala em cerca de 60 casos de excesso de álcool por noite.
Ana Luísa, aluna de Medicina e coordenadora deste espaço, reconhece que os alunos estão mais sensibilizados mas ainda assim, há um aumento do consumo de bebidas alcoólicas em relação ao ano anterior: " Talvez as pessoas estejam mais alertadas sobretudo pela acção dos media, mas não foi isso que se viu aqui, porque os consumos têm aumentado e as pessoas chegaram aqui em estado muito mau".
No recinto, a tenda "gata na saúde" deu apoio aos estudantes que assistiam aos concertos. Um trabalho que também serviu para prevenir os comportamentos de risco: "Basicamente fizemos distribuição de preservativos, fizemos testes de alcoolemia e primeiros socorros. Somos todos alunos de Medicina e Enfermagem e contamos com o apoio dos bombeiros e de uma ambulância que se encarregava de levar os casos mais graves para o hospital", referiu, no último dia do certame Ana Luísa. Ao todo foram 14 alunos destacados para os sete dias de festa.



O local foi reforçado, este ano, pela iniciativa "Mais saúde, menos riscos". Neste caso, o comando foi assumido pelo Governo Civil de Braga, presente no Gatódromo. Curiosamente, José Lopes tem uma opinião diferente já que apesar dos excessos que caracterizam estes dias, os jovens mostram-se mais responsáveis, destacando a maior sensibilização dos jovens para o problema do álcool.

No Response to "Mais alunos a cometer excessos com o álcool"